20/05/2021

Em SP, locação retoma patamar pré-pandemia


Em São Paulo, conforme o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, as locadoras emplacaram pouco menos de 28 mil veículos no decorrer de todo o ano passado. Mesmo assim, e com as compras em 2021 prejudicadas pela falta de veículos novos no mercado (provocada pela crise na cadeia produtiva das montadoras), o setor de locação retomou os patamares da pré-pandemia.

 

Dentro das circunstâncias, o mercado em São Paulo apresenta um viés positivo. A demanda está aquecida em relação ao que aconteceu em abril e maio de 2020 e demonstra recuperação na comparação com o primeiro semestre do ano passado. As pessoas estão utilizando mais transporte individual por conta da pandemia e isso também estimula o aluguel de veículos.

 

Aqui em São Paulo podemos crer numa previsão de alta também para o segundo semestre de 2021, deixando para trás a fase de retração vivida em meados do ano passado. Com a flexibilização das medidas restritivas, as locadoras estão se ajustando para ampliar os negócios.

 

Os carros por assinatura cresceram e as empresas voltaram a nos procurar, compensando até as diminuições das locações para motoristas de aplicativos. As vendas de usados também estão aquecidas desde o final do ano passado, favorecendo a desmobilização.

 

Por outro lado, a recuperação da demanda é acompanhada da preocupação com o atraso na entrega de novos carros e o aumento dos preços. A renovação da nossa frota está prejudicada pelo aumento em torno de 25% a 40% nos preços dos carros novos. As locadoras sentem que esse custo tem de ser repassado para as tarifas, porém nem sempre isso é possível, sob o risco de perderem clientes.

 

Lembro ainda a alta do IPVA para as locadoras em São Paulo, que pagavam sobre a alíquota de 2% e que, este ano, passaram a recolher 4% do valor da frota, além das taxas do Detran e o ICMS, que também subiram. Menos mal que a ABLA já obteve a liminar para manter, ao menos para o ano de 2021, o desconto na alíquota do IPVA para a frota das locadoras associadas no estado.


*Daniel Huss é diretor regional da ABLA no estado de São Paulo.