24/03/2022

Biometria facial ao alcance das locadoras associadas


Silvia Andrade (foto), diretora de parcerias e canais da unico (empresa líder em soluções de identidade digital), traz novidades sobre a expansão da parceria com a ABLA para facilitar, às locadoras associadas, acesso à biometria facial. Trata-se de colocar essa tecnologia ao alcance também dos pequenos e médios negócios.

A biometria facial serve para evitar a apropriação indébita, que basicamente é a não devolução do veículo alugado dentro dos prazos e condições previstos em contrato. Essa é uma das modalidades de fraude que mais causam preocupação às locadoras que atuam no Brasil.

“Se uma pequena locadora, por exemplo, com uma frota de 10 a 20 veículos, levar duas, três, quatro fraudes dessas em um ano, certamente há a chance de ela ir à falência”, projeta Silvia Andrade. Com a biometria facial, inclusive sem a necessidade de uma franquia mínima (ou seja, a locadora só paga o que usar), as associadas ganham melhores condições possíveis para o acesso. 

“É um movimento muito interessante para todas, pois se trata de uma tecnologia robusta e que, sem a parceria, talvez não fosse possível para negócios menores e que são aqueles que precisam muito de instrumentos antifraudes”, avalia Silvia Andrade, da unico. “Para nós, da ABLA, é essencial auxiliar as locadoras a evitarem fraudes e a manterem seus negócios lucrativos”, acrescenta Francine Evelyn, gerente da associação e responsável pelas parcerias comerciais da entidade. “Nesse cenário, aumenta a importância de garantir que as inovações sejam eficientes e aconteçam de forma segura para o setor”. 

Tanto é que, já no ano passado, estima-se que a biometria facial tenha evitado perdas de aproximadamente R$ 85 milhões em apropriações indébitas de veículos de locadoras no Brasil. E foi também em 2021 que a unico comprou 100% das atividades da CredDefense, empresa antifraude que utiliza sistema de biometria facial e, assim, expandiu sua atuação para o mercado de locação. “Com isso, conseguimos levar mais segurança e longevidade para negócios que ficaram protegidos de golpes”, lembra Silvia Andrade.

Agora, em 2022, a unico e a ABLA democratizaram ainda mais o acesso à solução unico|check e trouxeram inovação via tecnologia para auxiliar as locadoras espalhadas pelo Brasil. “A iniciativa é para contemplar de verdade todos os negócios, principalmente por conta do impacto que esse tipo de dano pode causar às empresas de locação”, complementa Silvia Andrade.

Biometria facial ao alcance das locadoras associadas