Um nicho de mercado que se torna cada vez mais interessante para a mobilidade urbana é a locação de veículos na modalidade de longa duração, inclusive para pessoas físicas. Trata-se da difusão do conceito essencial da locação, que é o de que pagar menos pelo uso é muito mais inteligente do que gastar bem mais para ter a propriedade. Estimativa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) indica que o chamado Carro por Assinatura representa entre 8% e 10% da frota total do setor, que em 2023 fechou em 1,57 milhão de automóveis e comerciais leves.
Ainda conforme avaliação da ABLA, a assinatura foi a modalidade de locação de carros que mais cresceu durante e após a pandemia. “Mais pessoas interessadas em corte de despesas com impostos, taxas e seguro, além do fim de encargos com a depreciação do veículo próprio, ao fazerem as contas encontram no aluguel de longa duração a solução mais apropriada para suas reais necessidades de transporte”, diz o vice-presidente da entidade setorial, Paulo Miguel Júnior.
Segundo ele, a tendência é que, cada vez mais, o automóvel vá deixando de ser um ativo do qual não se abre mão da posse. “Para as locadoras, tem valido a pena investir nesse nicho, levando em consideração os benefícios de mobilizar parte da frota para atender ao crescente interesse que essa modalidade de negócio vem despertando nas pessoas”.
Uma visão mais empresarial sugere ainda que o cliente de locação prolongada possa, dessa forma, se desfazer de um ativo que não lhe proporcione renda, e investir o valor correspondente ao da compra de um veículo próprio em outras necessidades. Usuários dessa modalidade de aluguel podem, por exemplo, vender o seu veículo próprio, alugar um zero quilômetro por meio de pagamento mensal e investir o dinheiro arrecadado com a venda em projetos pessoais.
Ainda sob o ponto de vista das empresas do setor, é importante que a locadora interessada em atuar com aluguel de longa duração para pessoas físicas invista em mostrar e divulgar os diferentes benefícios inclusos. Além da comodidade e do conforto, de modo geral essa opção de aluguel também representa economia se comparada à compra de um veículo próprio, inclusive porque os custos de depreciação (média de 40% em dois anos de uso), taxas e impostos embutidos na compra ficam por conta da locadora.
Na prática, no valor mensal também estão inclusos a documentação do veículo e manutenção preventiva. O usuário precisa apenas dirigir e abastecer o carro. Em geral, há opções de contrato para 12 até 36 meses, com opções de pacotes de quilometragem e, ao final do período, é possível renovar o serviço e escolher outro modelo zero quilômetro.
A expectativa da ABLA é que o crescimento do Carro por Assinatura inclusive ganhe força no longo prazo. A atual grande diferença do Brasil para mercados de locação mais experientes, como a Europa e os Estados Unidos, é a disseminação da cultura do aluguel de automóveis, que cada vez mais também está se consolidando por aqui. “Por ser um país em que a cultura do aluguel de veículos ainda não está 100% disseminada, o potencial do Brasil para esse tipo de negócio é muito grande”, confirma Paulo Miguel Júnior.
Para a ABLA, graças também à crescente profissionalização do setor, esse crescimento deverá acontecer não necessariamente a partir da entrada de novas locadoras no mercado, uma vez que as existentes já estão aparelhadas, profissionalizadas e investindo para dar conta dessa expansão. “É um setor complexo, cuja sobrevivência e continuidade do negócio exigem preparo e conhecimento por parte do empreendedor”, explica o vice-presidente Paulo Miguel Júnior.
E, também sobre a locação de longo prazo para pessoas físicas e jurídicas, nos dias 27 e 28 de novembro o Brasil vai sediar a EXPO ABLA – 19° Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, que entre seus diversos painéis irá mostrar aos empresários brasileiros que, apesar da consolidação do setor vivida nos EUA e na Europa, por lá também ainda existem locadoras pequenas e médias atuando com sucesso em nichos de mercado.