18/06/2021

Como evitar perdas com fraudes sem importunar o cliente


“Cara, crachá; cara, crachá”: esse foi o mote de um humorístico de sucesso na tevê, nos anos 1990. A situação cômica brinca com uma necessidade que continua relevante, especialmente no ramo de locação: identificar e validar identidade e dados pessoais. A pessoa que está entrando em um ambiente é quem diz ser, e os dados que apresenta são corretos?

Para resolver esse desafio, o nome que se destaca no mercado é o do Datavalid. A plataforma de inteligência de negócios consegue validar o cadastro de usuários em tempo real, reduzindo inconsistências e fraudes. O serviço oferece validação facial.

 

Este rosto é mesmo desta pessoa?

 

Como funciona a validação facial? De forma resumida: o primeiro passo é a integração do aplicativo de onboarding da locadora ao Datavalid, por meio de uma API. O cliente faz uma selfie com seu celular e manda para o aplicativo da locadora. O Datavalid acessa a base do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e envia a imagem da selfie para o Serviço de Reconhecimento Facial (SRF), um módulo do produto.

O serviço detecta o rosto na selfie, avalia o percentual de similaridade entre a selfie e a foto da carteira de motorista (box) e retorna qual é a probabilidade de as duas faces serem da mesma pessoa. O índice de acerto dessa comparação chega a 99,9%, devido ao uso de sofisticados algoritmos.

 

Percentual de Similaridade

 

Faixas

Probabilidade

100% - 93%

Altíssima

92,99% - 85%

Alta

884,99% - 32%

Baixa

31,99% - 0%

Baixíssima

 

Às vezes, o “cara-crachá” pode até estar garantido, mas o crachá é falsificado, certo? Então, além da validação facial, é importante checar dados cadastrais. O Datavalid não informa os dados da pessoa consultada; ele aponta a probabilidade de cada dado ser verdadeiro. Faz isso de dois modos: oferecendo retorno por índice de similaridade (um percentual para os campos descritivos, como, por exemplo, nome e filiação); e apontando verdadeiro/falso para os campos objetivos (como categoria da Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo).

Outro serviço que o Datavalid oferece é a checagem de restrições para dirigir veículos, além de também validar dados Carteira Nacional de Habilitação como data de validade, categoria e observações da CNH.

Conforme costuma ressaltar o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, comparar informações enviadas pelas locadoras com as informações existentes nas bases governamentais resulta em “uma segurança muito maior no onboarding, que é a integração do Datavalid ao aplicativo da locadora. Essa tecnologia é a que vai absorver os dados de um novo cliente e levá-los à sua base de cadastros”.

 

Contrato via ABLA oferece vantagens

 

O Serpro oferece uma modalidade especial de contratação, que pode ser mais econômica, para empresas filiadas a entidades representativas, por meio de um contrato guarda-chuva. A cobrança é individual, conforme o uso de cada empresa, mas o cálculo de cada validação é realizado conforme o consumo global dos associados, em um mês.

Ou seja, o valor de cada acesso varia conforme a quantidade de validações realizadas no mês: quanto mais associados utilizarem o serviço, menor o valor unitário da validação para todas as empresas associadas que também utilizem esse serviço, sob o contrato da entidade. Além disso, é possível solicitar demonstração sobre o funcionamento dos serviços, de modo que você pode verificar, na prática, como funciona a integração ao Datavalid.

 

Fonte: SERPRO

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