04/11/2020

Economia e Turismo dão o tom no 1° dia do XV Fórum do setor


Na abertura do XV Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, na terça-feira, dia 03 de novembro, Gesner Oliveira foi o primeiro palestrante a se apresentar. O economista centrou sua exposição, realizada via videoconferência, em três pontos: tendências recentes da economia brasileira; chaves para um crescimento sustentável; e possíveis cenários para 2021.

No mesmo painel de abertura, o CEO da LM Frotas, Luiz Mendonça Filho, tratou das perspectivas das locadoras para o ano de 2021. Mendonça afirmou, entre outros tópicos diretamente ligados ao aluguel de carros, que há expectativa de aumento na produção de automóveis no próximo ano. “Nos chegam dados de que teremos um aumento de 20% na produção de veículos, o que vai ser um alento para a nossa indústria”.

O segundo painel do dia teve como tema central a PEC 45, referente à Reforma Tributária, e seus impactos para as locadoras de veículos. Eurico de Santi, do Centro de Cidadania Fiscal; Marcus Vinícius Gonçalves, da KPMG; e Luiz Carlos Lang, do Sindicato das Locadoras de SP, trataram de pontos centrais do projeto, que prevê substituição de cinco tributos por um único imposto, que seria chamado de imposto sobre bens e serviços (IBS).

O terceiro e último painel do dia teve Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo de São Paulo, que apostou que o turismo de lazer será a principal fonte de faturamento das locadoras nos próximos meses, com perspectivas positivas para o turismo doméstico e deslocamentos terrestres de curta distância.

Adriano Donzelli, conselheiro consultivo da ABLA e CEO da Gyn Locadora; e Mariana Aldrigui, pesquisadora nas áreas de Turismo Urbano e diretora da Fecomércio/SP, reforçaram a importância do trade em seguir os protocolos de saúde para oferecer ao turista a sensação de segurança. Donzelli inclusive acrescentou que a oferta de atrativos turísticos e destinos de qualidade no Brasil dá a oportunidade de fidelizar o turista brasileiro em seu próprio país.

O evento segue até o dia 5 de novembro e conta com marcas de peso entre as empresas patrocinadoras e apoiadoras: B3 – Bolsa de Valores do Brasil, Banco Itaú, Banco RCI, Banco Volkswagen, Easy Carros, Loc1, MoObie, Pointer do Brasil, Segplus, Serpro, ST Corretora, Uber e Volkswagen. A transmissão é feita ao vivo pela internet, a partir do estúdio montado em SP especialmente preparado para o principal encontro do setor de aluguel de carros da América Latina.

Economia e Turismo dão o tom no 1° dia do XV Fórum do setor