08/07/2020

Estoque de veículos vira garantia de crédito para locadoras


Em meio à crise provocada pela pandemia de Covid-19, o Itaú criou uma nova linha de crédito rotativa para as locadoras, chamada de Floor Plan Seminovos, tendo como garantia o estoque de veículos. A ideia é simples e fácil: a locadora recebe à vista o valor do veículo dado em garantia e depois efetua o pagamento a prazo.

Entre as facilidades, há a autogestão da linha de crédito: a empresa de locação de veículos pode realizar a gestão do empréstimo de forma 100% digital pelo site do Itaú. "E, na medida em que o estoque é usado como garantia da operação, a empresa conta taxas atrativas e diferenciadas", acrescenta o diretor do banco, Rodnei Bernardino de Souza. "O processo é simples e, mediante aprovação do crédito, a liberação do recurso é rápida".

Importante notar que se trata de uma linha separada das demais modalidades de crédito. "Estamos orientando as locadoras a entrarem em contato com seus respectivos gerentes no Itaú o quanto antes", acrescenta o diretor. "É uma oportunidade que precisa ser aproveitada".

Na prática, a locadora recebe à vista o valor referente aos ativos desmobilizados (veículos seminovos quitados) dados como garantia e pode pagar o empréstimo em até 180 dias. É uma operação de capital de giro de longo prazo e que proporciona à locadora fazer caixa sem precisar vender seus veículos por preços baixos em meio à pandemia.

Rodnei ratifica que o Floor Plan foi criado dentro deste contexto amplo de atender às necessidades do mercado de locação de veículos em época de crise. "Nossas iniciativas estão voltadas para termos algo estruturante, que tenha impacto positivo sobre todos. Estamos nos reinventando".

Estoque de veículos vira garantia de crédito para locadoras