31/01/2022

Há oportunidade para locadoras com frotas movidas a GNV?


Os aumentos nos preços dos combustíveis têm feito com que motoristas profissionais e autônomos busquem recursos que aliem rendimento e economia para seguirem trabalhando. Entre as soluções encontradas, tem crescido o interesse por informações sobre o uso do GNV (Gás Natural Veicular).

Guilherme Freitas, gerente de vendas da Comgás (Companhia de Gás de São Paulo), acredita que cresceu o interesse de locadoras em avaliar com mais cuidado e com profundidade a adaptação de parte de suas frotas para essa opção, “a fim de atender a demanda de motoristas de aplicativos, que estão entre seus principais clientes”, diz.

Conforme o gerente da Comgás, instalar um kit de gás natural “se tornou uma oportunidade para as locadoras, ao possibilitar que o motorista dirija com muito mais eficiência, mantendo praticamente a mesma performance do veículo e com economia no custo por quilômetro rodado” (mais de 50% em relação ao etanol e à gasolina).

Segundo cálculos da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), com o GNV é possível rodar 14 km por metro cúbico, enquanto um automóvel que utilize etanol percorre, em média, 7 km por litro e 10 km por litro com gasolina. A economia pode chegar a R$ 400 a cada mil quilômetros rodados, considerando os mais recentes preços divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O custo da conversão pode variar conforme a oficina. Vale lembrar que qualquer veículo está apto para isso, independentemente do modelo e ano de fabricação. É necessário apenas que a oficina seja homologada pelo Inmetro para instalar o equipamento.

“Pensando nas necessidades dos motoristas de aplicativos e de frotistas que alugam carros, não há dúvida que o GNV tem todos os atributos para ser a melhor escolha, pois tem fácil instalação e manutenção e muitos locais de abastecimento disponíveis”, complementa Freitas, da Comgás.

As locadoras também podem simular, no site da Comgás, a economia em relação a outros combustíveis e encontrar o posto com GNV mais próximo. Na área de concessão da distribuidora, por exemplo, são mais de 220 locais com a opção e, na capital paulista, são aproximadamente 150 postos.

Há oportunidade para locadoras com frotas movidas a GNV?