10/09/2021

Locadoras já têm mais de 1,5 mil veículos elétricos no Brasil


Conforme pesquisa da ABLA, o setor de locação ultrapassou pela primeira vez a marca de 1,5 mil veículos elétricos em sua frota total. O inédito levantamento mostrou que o setor atingiu exatas 1.507 unidades elétricas licenciadas em nome de empresas de aluguel de carros, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ciclomotores, ônibus e motos.

Os dados foram obtidos pela associação junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Os resultados apontaram que os automóveis correspondem à maior parcela (769) de veículos elétricos nas locadoras, seguidos pelos ciclomotores (141) e pelas caminhonetes (116).  Há, também, 86 motonetas e 61 motocicletas elétricas no setor, além de 98 ônibus.

O Nissan Leaf Tekna é o automóvel elétrico mais presente (246 unidades) na frota do setor de aluguel de carros, seguido pelo ciclomotor Dayang Ecooter E1S (138) e pelo CAOA Chery Arrizo 5E (126 veículos). O BYD ET8A (33 unidades) é o caminhão elétrico mais emplacado pelas locadoras no Brasil.

O presidente da ABLA, Paulo Miguel Junior, diz que “para não perder o bonde da história, as locadoras precisam seguir atentas ao avanço da presença dos elétricos”, acrescentando que a eletrificação de frotas também será tema de uma masterclass durante o XVI Fórum Internacional do Setor de Locação (www.forumdaslocadoras.com.br), entre 19 e 21 de outubro deste ano.

Regionalmente, São Paulo é o estado que reúne a maior parte da frota eletrificada das empresas de locação, com 767 unidades licenciadas. Em seguida vêm Minas Gerais e o Paraná, respectivamente com 378 e 119 unidades, completando o ranking dos três primeiros em quantidade de elétricos nas locadoras no país. Distrito Federal (65), Rio de Janeiro (51) e Santa Catarina (40) também já contam frotas representativas de elétricos no setor de aluguel.

Locadoras já têm mais de 1,5 mil veículos elétricos no Brasil