09/06/2023

Programa temporário de incentivo à venda de carros será insuficiente


A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) avaliou que o teto financeiro de R$ 500 milhões em descontos para automóveis é “pouco expressivo” e deverá ser atingido muito rapidamente. O teto foi estabelecido pelo Governo no programa anunciado no dia 05 de junho, para estimular a venda de veículos 0 km. 

Responsável por mais de 30% da compra anual de automóveis e comerciais leves novos no Brasil, o setor de locação de veículos está com os pedidos parados desde que o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou que o governo lançaria o programa. As locadoras tendem a esperar pelo menos até o final do mês de junho para liberar os faturamentos por parte das montadoras. 

Como as medidas do programa temporário incluem reserva exclusiva para compras de pessoas físicas nos primeiros 15 dias (prazo que pode ser prorrogado por até dois meses), só depois disso é que as locadoras poderão ter acesso aos descontos. “O setor já suspendeu o faturamento de novos veículos como medida de prudência. E provavelmente manterá essa suspensão por mais tempo”, confirma o presidente do Conselho Nacional da ABLA, Marco Aurélio Nazaré.

“Caso ainda haja algum espaço depois dos primeiros 15 dias, as locadoras poderão ter seus faturamentos com os bônus propostos no programa, assim como os demais clientes de vendas diretas”, acrescenta Nazaré. No curto prazo, a tendência é que os pátios das montadoras continuem cheios de veículos que poderiam ser absorvidos por locadoras.

A entidade setorial aponta que a eficácia do programa temporário de incentivo a indústria automobilística também depende do desenvolvimento de uma nova linha de crédito, via BNDES, para as micro, pequenas e médias locadoras, com juros mais baixos. “Trata-se da maioria significativa das empresas de locação, que compram com crédito e hoje são as que têm custos de captação mais altos, dificuldade de acesso às tecnologias e mão de obra familiar”, explica Nazaré.  

É inegável que algo precisava ser feito para diminuir o preço dos carros, mesmo que temporariamente, considerando que, para determinados modelos, houve aumentos superiores a 100% desde a pandemia. A frota das 23 mil locadoras de carros e de outros meios de transporte que atuam no país encerraram o ano passado com idade média dos seus veículos em 23,4 meses.

Programa temporário de incentivo à venda de carros será insuficiente