12/11/2020

Vai alugar carro para viajar no fim de ano? Agilize!


Quem planeja viajar no fim do ano e pretende alugar um carro para evitar avião, ônibus ou mesmo transporte público local por causa da pandemia precisa ficar atento. As locadoras podem não ter veículos suficientes para atender a demanda esperada. O alerta também vale para motoristas de aplicativos.

“Quem precisar de carro para o final do ano precisa se antecipar e fazer a reserva o quanto antes porque as montadoras estão com atrasos na entrega e provavelmente teremos problemas de disponibilidade de veículos”, ressalta o presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), Paulo Miguel Junior.

Para cortar custos durante o ápice da paralisação imposta pelo novo coronavírus, as locadoras reduziram em 8% o número de automóveis à disposição dos clientes, segundo a ABLA. No fim de 2019, a frota nacional dessas empresas era de 997 mil veículos. Em setembro, estava em torno de 916 mil.

“Passamos por um período em que as incertezas eram muito grandes. Para fazer caixa e manter a operação de pé, muitas locadoras acabaram se desfazendo de alguns carros”, disse Paulo Miguel Junior, da ABLA, em evento do setor na semana passada.

Demora na entrega

Com a retomada das atividades, as locadoras também voltaram às compras para repor ao menos parte da frota, mas encontraram um agravante: a demora na entrega por parte das montadoras devido ao descompasso causado na indústria automotiva pela paralisação da pandemia.

Se antes as locadoras esperavam até 30 dias para receber os carros encomendados, agora estão aguardando entre 90 e 120 dias. Hoje o setor de locação espera pela entrega de 150 mil veículos, mas a expectativa é que até o fim do ano sejam disponibilizados só 90 mil.

O resultado desse atraso já começa a ser sentido. Segundo Miguel, da ABLA, a demanda está deixando pátios de locadoras vazios, principalmente em feriados. “Neste momento de pandemia, muitas pessoas deixam de utilizar o transporte público, [evitando] as aglomerações, e buscam o transporte mais individual”, disse.

No fim do ano, segundo ele, o problema deve ser maior. “Aluguel nesta época já é problema em algumas praças”, afirmou Miguel Junior. De acordo com ele, locadoras pequenas e médias, sem carros suficientes para atender a demanda, já formam até filas de espera para atender a motoristas de aplicativo. 

A ABLA, que prevê um total de 350 mil emplacamentos neste ano, no cenário mais otimista (foram 540 mil em 2019), projeta que tal desarranjo seja superado somente no primeiro trimestre de 2021. 

Fonte: Folha Press

Vai alugar carro para viajar no fim de ano? Agilize!