31/01/2024

Serviço como diferencial competitivo na locação




Imagine a situação: você está em viagem de férias, com o seu próprio carro, tem algum problema mecânico no meio da estrada e, a princípio, sem nenhum socorro por perto. Esse condutor precisará, ele mesmo, ir em busca de ajuda, tentar acionar um reboque, enfim, tomar alguma providência para que seu veículo seja consertado (o que pode não ocorrer de imediato) e possa seguir viagem.

Se o carro em questão fosse alugado, tudo seria bem mais prático, bastando apenas acionar a locadora para providenciar a troca do veículo, sem a preocupação adicional de ter que arcar com os custos da manutenção. 

O cenário ilustrado é apenas um dos muitos relacionados às comodidades oferecidas pelas locadoras a seus clientes, diferenciais que tornam o seu serviço competitivo e fazem com que a modalidade tenha um aumento em sua demanda neste período.

Também podemos acrescentar: a liberdade que o carro alugado proporciona ao usuário de fazer a sua própria programação, sem depender de roteiros pré-fixados; a possibilidade de “poupar” o próprio veículo, evitando também gastos que, talvez, tivessem que ser feitos a depender da quilometragem acumulada, como a revisão obrigatória, por exemplo.

É importante lembrar que esses diferenciais já são experimentados por muitos clientes ao longo de todo o ano, e não apenas na sazonalidade das férias. E isso se deve a uma série de fatores, como as mudanças de comportamento em relação ao uso do veículo, intensificadas durante a pandemia – o home-office, por exemplo, fez com que muitos passassem a usar menos seus carros – e às novas modalidades de locação que têm facilitado o acesso aos veículos alugados. 

Nesse contexto, já há proprietários que, inclusive, repensam sobre a necessidade de manter ou não o carro na garagem, visto que hoje é possível ter acesso a um veículo de múltiplas formas, não obrigatoriamente ligadas à posse do bem.

Ao aprimorar a qualidade de seus serviços e desenvolver novas soluções, tanto as locadoras quanto outras empresas contribuem para a evolução do mercado de mobilidade e para que o cliente seja o seu protagonista, ao escolher a opção mais conveniente para os seus deslocamentos diários.  

*Felipe Coelho, Vice-Presidente de Negócios da ITS MOB, start-up do segmento de mobilidade