25/06/2021

A locação para motoristas de aplicativos em Alagoas



No primeiro semestre do ano, as locadoras que atuam em Alagoas registraram aumento de até 15% na procura por veículos destinados para motoristas de aplicativos de transporte, resultado do fato de que, cada vez mais, há desejo pelo transporte individual.

Os alagoanos querem evitar as aglomerações nos ônibus para se protegerem neste período de pandemia. Estamos observando uma demanda crescente pelos aplicativos e isso, consequentemente, também estimula mais gente a trabalhar como motorista a partir de carros alugados.

Por outro lado, em Alagoas também há dificuldades enfrentadas pelas locadoras da maior parte do país, como a falta de veículos novos no mercado, o aumento significativo dos preços dos carros e o longo prazo para a entrega das encomendas. Estamos trabalhando praticamente sem renovação de frota e isso também aumenta os custos com a manutenção.

Além disso, o setor ainda não conseguiu reajustar as tarifas de locação no mesmo patamar dos aumentos praticados pelas montadoras, repassando para as tarifas somente parte do nosso aumento de custos.

Conforme o nosso Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, com dados do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) e do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), no fim do ano passado a frota total do setor chegou em 3.621 veículos de locadoras em Alagoas, uma diminuição de 1,4% em relação a 2019.

Esse censo do setor registrou 155 locadoras ativas no estado, responsáveis pela manutenção de 1.281 empregos diretos em Alagoas. E, ainda, que dos 568 automóveis e comerciais leves comprados pelas locadoras no ano passado, 63,2% foram modelos da Volkswagen. Em seguida, vieram os modelos da General Motors com 13,6% de participação nas compras anuais do setor em Alagoas.

*Lusirlei Albertini é conselheiro gestor e diretor regional da ABLA em Alagoas