História

No dia 30 de março de 1977, em São Paulo (SP), um grupo de empresários oficializou a fundação da ABLA, numa iniciativa que fincou as raízes da atividade de aluguel de carros no Brasil. 

Os primeiros negócios de locação de veículos haviam surgido quase 30 anos antes, em meados da década de 50, também em São Paulo (SP). Naquela época, empresários de revendas de usados começaram a alugar os automóveis como atividade suplementar. 

Foi justamente um desses revendedores, Adalberto Camargo, que vislumbrou no aluguel de carros um negócio promissor. Em 1956, ele se associou a empresários de outros setores em busca de financiamento para fundar a Auto Drive S.A. Indústria e Comércio, a primeira empresa criada no Brasil exclusivamente com a finalidade de alugar carros. 

O primeiro automóvel alugado foi de fabricação da Volkswagen, o antigo Fusca, para clientes brasileiros que já haviam viajado ao exterior, onde haviam tomado conhecimento das conveniências da locação.

Na metade da década de 1960, a atividade teve um grande impulso, ao importar a experiência norte-americana, necessária na época, e começou a se profissionalizar rapidamente. O perfil da locação deixou de ser exclusivamente de locações de curto prazo, para incluir contratos com empresas que utilizavam frotas. 

Isso deu início ao aluguel a longo prazo e à chegada ao país das redes internacionais de aluguel de automóveis. As empresas nacionais passaram a formar redes, utilizando o sistema de franquia. E, com a natural pulverização do know-how da locação, pequenas empresas regionais também puderam se constituir.  

Nesse panorama de expansão, na década de 70 surgiu a necessidade de formar uma associação que reunisse os empreendedores em torno de objetivos comuns: defender os direitos das empresas do setor, profissionalizar a atividade e divulgá-la junto à sociedade, além de combater a concorrência predatória. Assim surgiu a ABLA.