Basicamente, a atividade de locação de veículos exige capital intensivo e é caracterizada pela entrega de veículos para utilização de outras pessoas, mediante pagamento de um aluguel. Nessa atividade, a locadora fica com os riscos da não devolução e do estado de conservação em que os veículos são devolvidos.
A cultura da locação de veículos
O aluguel de veículos está ganhando espaço em todos os setores e tem potencial para crescer: no Brasil, aproximadamente 20% a 25% das empresas privadas têm frotas terceirizadas, enquanto na Europa e nos Estados Unidos elas são entre 55% e 70%.
E, também, mais pessoas físicas estão descobrindo que alugar é fácil e barato, desmistificando a ideia do passado de que alugar era complicado e caro.
O tamanho da frota do seto
Total de 1.617.216 automóveis e comerciais leves (janeiro/2025), divididos nas seguintes proporções:
Quantas locadoras de veículos há no Brasil
Total de 31.487 locadoras de veículos (janeiro/2025):
Para abrir uma locadora de veículos
Para entender como abrir, melhorar, ampliar ou desenvolver habilidades para gerir uma empresa de locação de veículos, a ABLA indica aos interessados que procurem diretamente o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Há unidades em cada um dos estados da federação e no Distrito Federal, com ideias, oportunidades e orientações para ajudar empreendedores.