Basicamente, a atividade de locação de veículos exige capital intensivo e é caracterizada pela entrega de veículos para utilização de outras pessoas, mediante pagamento de um aluguel. Nessa atividade, a locadora fica com os riscos da não devolução e do estado de conservação em que os veículos são devolvidos.
A cultura da locação de veículos
O aluguel de veículos está ganhando espaço em todos os setores e tem potencial para crescer: no Brasil, aproximadamente 20% das empresas privadas têm frotas terceirizadas, enquanto na Europa são 55% a 60%. E, também, mais pessoas físicas estão descobrindo que alugar é fácil e barato, desmistificando a ideia do passado de que alugar era complicado e caro.
O tamanho da frota do setor
Total de 1.570.820 automóveis e comerciais leves (janeiro/2024), divididos nas seguintes proporções:
- 52% - Terceirização de Frotas (aluguéis de longa duração para empresas privadas e órgãos públicos, carros por assinatura e locação para motoristas de aplicativos)
- 32% - Turismo de Lazer (aluguéis de curta duração para viagens de lazer)
- 16% - Turismo de Negócios (aluguéis de curta duração para viagens de negócios)
Quantas locadoras há no Brasil
- Mais de 26.400 Locadoras (janeiro/2024), divididas nas seguintes proporções:
- 15.254 oferecendo locação de veículos sem motorista
- 4.998 oferecendo locação de veículos com motorista
- 6.171 de outros meios de transporte
Para abrir uma locadora
Para entender como abrir, melhorar, ampliar ou desenvolver habilidades para gerir uma empresa, a ABLA indica aos interessados que procurem diretamente o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Há unidades em cada um dos estados da federação e no Distrito Federal, com ideias, oportunidades e orientações para ajudar empreendedores.