15/12/2021

Com dólar valendo mais, Paraíba vê retomada do aluguel para turistas


O mercado de locação de veículos na Paraíba, aos poucos, está voltando à normalidade. Não está como antes da pandemia, mas, graças às vacinações, está melhorando. A Paraíba é historicamente frequentada por turistas e, com a pandemia, a visitação havia caído praticamente a zero no auge das medidas restritivas, no ano passado.

Mas a retomada está forte, já que mesmo com muitas fronteiras abertas mundo afora, o Brasil está atrativo na medida em que moedas como dólar e euro estão valorizadas na comparação com o real. Além da questão cambial, as festas de final de ano e as férias de verão têm tudo para encaminhar de vez o setor de volta à normalidade.

Se no ápice da pandemia o aluguel de frotas para empresas foi o que nos salvou, com clientes corporativos absorvendo 60% dos mais de 4.500 veículos disponíveis para locação no nosso estado, agora, com a alta temporada, já há um equilíbrio com o turismo.

A nossa previsão é que o mercado deixe para trás a fase de retração. Contudo, ainda há preocupação com relação à falta de veículos para as locadoras comprarem, bem como com os valores elevados dos carros zero quilômetro. Nesse contexto, a retomada das viagens é ainda mais crucial para o mercado automotivo e para a própria economia paraibana.

Conforme o nosso Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, com dados do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), as 152 empresas de locação que trabalham na Paraíba somavam uma frota total de 4.566 veículos licenciados no estado até o final do ano passado. Essas empresas são responsáveis pela manutenção de pelo menos 1.260 empregos diretos aqui na Paraíba.

Rossi Alencar é diretor regional da ABLA no estado da Paraíba