29/11/2021

Falta de veículos também preocupa locadoras em Roraima



Aqui em Roraima, também estamos enfrentando uma escassez de carros novos no mercado numa dimensão jamais vista na história automotiva no nosso estado. Assim como em praticamente todo o país, por aqui os preços dos zero quilômetro subiram substancialmente e, quando há veículos novos disponíveis, os prazos de entrega estão cada vez mais longos.

No caso das locadoras, isso implica em manter os seminovos na frota por mais tempo, obviamente acarretando a probabilidade de subida dos gastos com a manutenção. O resultado se reflete nas tarifas, na medida em que as locadoras roraimenses estão sendo obrigadas, pelas atuais condições de mercado, a também ajustarem seus preços para poderem se manter.

Mesmo assim, conforme nosso acompanhamento do setor em todo estado, a demanda pela locação de carros em Roraima por enquanto continua em alta. O agronegócio, por exemplo, está crescendo, principalmente com a soja, e isso implica na necessidade de mais veículos para essa cadeia produtiva da nossa economia.

Gestores de cooperativas, empresas públicas e privadas e produtores rurais estão em busca de alternativas vantajosas para suprir as demandas diárias de transporte e mobilidade. E é neste cenário que a locação tem se destacado no extremo norte do Brasil, já que oferece custo mais atrativo se comparada à compra de grandes frotas para tais finalidades.

Vale lembrar que, conforme o nosso Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, com dados do Serviço Federal de Processamento de Dados, as empresas de locação que atuam em Roraima possuíam, ao final de 2020, uma frota total de 2.887 veículos. Essas empresas são responsáveis pela manutenção de mais de 280 empregos diretos no estado.

Célio Fonseca é diretor regional da ABLA no estado de Roraima