Após dois anos sem festejos, o Maranhão investiu 25 milhões de reais numa programação de 60 dias, com mais de 500 atrações e 70 arraiais espalhados em todo o Estado. Diante da previsão de cerca de 450 mil visitantes, nós estamos projetando uma movimentação intensa, inclusive com aumento de até 20% na procura por carros alugados durante o período de festas.
Conforme projeções, os hotéis também estarão lotados e as empresas de turismo terão praticamente 100% dos pacotes vendidos. Cogita-se ainda o aumento de voos fretados e, inclusive por isso, nas entrevistas com a imprensa local nós estamos recomendando que os interessados em alugar carros se programem já, para não chegar na hora e não encontrarem veículos disponíveis.
Estamos recebendo mais reservas para os próximos dias, inclusive até em relação à locação executiva, que é aquela envolvendo o aluguel de carros já com o motorista incluído. O crescimento está sólido e vamos chegar ao ápice da locação diária, pela primeira vez, desde o início da pandemia.
A projeção de até 20% de aumento na demanda por veículos alugados no Estado também é resultado da procura por parte de turistas de fora do Brasil. Nesse período, costumamos receber mais europeus, americanos e até uma parcela de asiáticos. E esses são turistas mais acostumados a alugar carros em todas as viagens que fazem.
A publicidade que o São João tem recebido, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, é significativa. O ‘bumba meu boi’ é o carro-chefe da temporada e esforços estão sendo feitos para impulsionar a atividade turística. A abertura oficial dos eventos no Maranhão aconteceu no final de maio e seguirão até o último dia de julho, na capital e em cidades do nosso interior.
*Kleiton Aguiar é diretor regional da ABLA no Maranhão