Em São Paulo, graças ao decreto do Governo estadual, as locadoras já tiveram a garantia de permanecer funcionando frente às medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. Porém, ainda estamos enfrentando a devolução em massa de carros alugados, que vinham sendo usados por motoristas de aplicativos; e também o retorno de veículos causado por cancelamentos de contratos de longo prazo.
Regra geral, os pátios já estão lotados. Cientes desse impacto da pandemia da COVID-19 nos nossos negócios, a mais recente parceria comercial da ABLA ganhou importância. Trata-se de oferecer vagas de estacionamento para veículos de locadoras associadas, a partir de R$ 30 mensais. São mais de 800 mil vagas disponíveis em estacionamentos, garagens e pátios espalhados em todo território nacional.
Com isso, todos os custos com estacionamentos são centralizados em apenas uma empresa, a Coopark. A locadora consegue acessar informações detalhadas sobre todas as vagas contratadas, o que proporciona mais agilidade tanto na contratação quanto no gerenciamento das vagas alocadas.
Além disso, a Coopark também pode ajudar as locadoras associadas no aprimoramento da sua logística, criando uma equipe multifuncional que vai identificar, analisar e criar recomendações práticas.
Com a crise na economia do país, não é segredo que os empresários paulistas também trabalham com forte retração de demanda por veículos alugados e isso, naturalmente, gera preocupações. A parceria da ABLA para aliviar, ao menos o problema causado pelo volume inesperado de devoluções de veículos, é sem dúvida um alento importante.
Daniel Huss é diretor regional da ABLA em São Paulo