09/06/2023

São João aquece aluguel de carros na temporada alagoana



 


O ‘São João’, conhecido por sua rica cultura, danças tradicionais, música forrozeira e comidas típicas, deverá mobilizar neste ano mais de 26,2 milhões de pessoas e arrecadar cerca de R$ 6 bilhões pelo Brasil, de acordo com o Ministério do Turismo – crescimento de 76% em relação a 2022. 

Aqui nas Alagoas, conforme nossas projeções no estado, as festividades também farão com que a demanda por aluguel de carros cresça em até 50% sobre o movimento verificado na baixa temporada. 

É que Alagoas vem trabalhando fortemente para ganhar cada vez mais espaço em termos de festas de São João. Maceió, por exemplo, ainda não tem essa vocação, que é mais presente no interior, porém neste ano a prefeitura da capital está empenhada na realização do Massayó. 

A expectativa é que tenhamos um mês de junho mais movimentado no comparativo com anos anteriores, justamente por conta da realização desse evento junino em Maceió. A projeção é que a demanda durante a Massayó ajude a embalar um aumento de até 50% no aluguel de carros para a temporada das férias de julho, cujo fluxo a Maceió normalmente já é alto. 

Vale ressaltar o boom da retomada efetiva do turismo no nosso estado. Este ano, Maceió já apresentou uma temporada de verão 15% melhor que em 2022. E foi também uma temporada relativamente mais longa, com o fluxo de turistas se estendendo até o final de fevereiro.

E mais: as festividades juninas atraem não só brasileiros, como também os estrangeiros. Ao alugar um carro, quem viaja tem mais liberdade, praticidade e comodidade de explorar diferentes cidades e regiões, aproveitando festas em lugares distintos e visitando um maior número de atrações. A locação permite a personalização dos itinerários, otimizando o tempo de viagem.


Por fim, vale lembrar que, conforme o nosso Anuário ABLA, Alagoas terminou 2022 com 4.222 automóveis e veículos comerciais leves registrados em nome de empresas de locação. A terceirização, que basicamente é o aluguel de longo prazo para órgãos públicos e empresas, representa a maior parte da utilização da frota do setor nas Alagoas, mas o turismo também vem ganhando cada vez mais o seu lugar próprio. 

Lusirlei Albertini é conselheiro gestor e diretor regional da ABLA em Alagoas