A alta temporada do verão 2023 já se mostra positiva para o turismo no Rio de Janeiro. Conforme o diretor da ABLA no Estado, Daniel Bittencourt, “a maior parte das pequenas e médias locadoras cariocas atingiu 100% dos veículos locados e, mesmo aquelas com frotas mais volumosas, estão próximas de 95% de ocupação”.
Segundo Bittencourt, é natural que esse boom perdure até o Carnaval. “A procura está intensa, o que vale também para turistas estrangeiros”, avalia. “Nesse período, costumamos receber mais europeus e americanos, que são mais acostumados a alugar carros em todas as viagens que fazem”. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo do Rio, soma-se a isso a chegada de latino-americanos, também interessados em locar veículos, mas que entram no país somente com a carteira de identidade.
“Fomos procurados pelo poder público, na medida em que a efetivação do aluguel para boa parte dos turistas do Mercosul está enfrentando a dificuldade da falta do passaporte”, explica Bittencourt. “Estamos trabalhando para que as locadoras do Rio tenham a segurança jurídica necessária para alugar também aos estrangeiros que estiverem sem o passaporte”.
Para o Carnaval deste ano, a previsão é que a maior parte das locadoras terá frota esgotada no sentido de atender a demanda específica no período. “Por isso, a antecedência na efetivação da reserva será crucial para quem pretende rodar com carro alugado pelo Rio e deve ser feita, preferencialmente, com um mínimo de 15 a 20 dias”, alerta Bittencourt.
O diretor da ABLA acrescenta que “a locação diária está bombando tanto que, inclusive, está trazendo impacto a outras modalidades de locação”. Exemplo disso é que, mesmo as locadoras proprietárias de grandes frotas estão, no momento, “tendo dificuldade para disponibilizar mais carros para motoristas de aplicativos”, afirma.
A demanda pelo aluguel de carros é, historicamente, um importante indicativo do aquecimento do turismo doméstico. “Destinos nacionais são apostas certas neste início de 2023 e eles combinam com viagens de carro”, finaliza Daniel Bittencourt. “Nesse sentido, o turismo no Rio também está voltando a viver um grande momento”.