A demanda por automóveis alugados atingiu pico de 20% de crescimento nos estados em que tradicionalmente o Carnaval mais gera fluxo de turistas. Neste ano, São Paulo, Rio, Minas, Bahia e Pernambuco lideraram a procura pela locação diária de veículos durante o feriado, conforme estimativa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).
Outra surpresa positiva foi a demanda pelo aluguel de carros com motorista. Esse tipo de locação é mais comum em viagens a trabalho, mas se mostrou atrativa para quem quis evitar a dificuldade de dirigir em cidades que não conhece bem ou, ainda, diante da Lei Seca. Segundo a entidade setorial, aproximadamente 20% das locadoras no país já oferecem a opção de aluguel de carro incluindo motorista.
Na comparação com o Carnaval do ano passado, as atuais cotações do dólar e o custo das passagens aéreas no período levaram mais brasileiros a realizarem viagens curtas, nas quais o automóvel alugado surgiu como diferencial para o conforto – avaliou o presidente do Conselho Nacional da ABLA, Marco Aurélio Nazaré.
Além disso, neste Carnaval, o perfil dos clientes do aluguel também incluiu os que têm carro próprio, mas que preferiram locar para pegar a estrada. “As locadoras disponibilizam veículos novos e seminovos 100% revisados e isso garante mais segurança para viajar”, compara Nazaré. “Já o carro próprio, normalmente implica em preocupações e em gastos extras com revisões e manutenções corretivas, que podem levar tempo até ficarem prontas”.
Ainda conforme a ABLA, o setor de aluguel de carros está renovando e ampliando a frota a partir da entrega de novos carros por parte das montadoras, “apesar dos altos preços dos veículos zero quilômetro”, complementa o presidente.