A pandemia acelerou a digitalização do setor automotivo e, com as restrições de circulação, ocorreu uma migração do off-line para o online, com novos usuários. Para possibilitar uma melhor experiência a esse público, além de melhorias na navegação e busca dos anúncios de veículos, é fundamental investir em segurança – não apenas com soluções em tecnologia, mas também com a educação digital.
É importante auxiliar o público online a entender como funcionam as negociações nesse ambiente e quais suas etapas, evitando que se tornem vítimas de pessoas mal-intencionadas. A maioria das fraudes ocorrem por meio de engenharia social, quando o fraudador usa de recursos emocionais para enganar, fazendo com que a pessoa tome atitudes inseguras, como negociar fora da plataforma, negociar com pessoas que não são o proprietário ou revendedor autorizado, realizar depósitos antecipados ou ainda agendar de ver o veículo em locais pouco seguros.
Da mesma forma que nos prevenimos no mundo real, as compras e vendas digitais de veículos também requerem cuidados. Na OLX, aprimoramos e lançamos neste semestre soluções de segurança voltadas para o mercado automotivo, tais como o histórico veicular, que é a ferramenta traz informações completas sobre o automóvel anunciado, incluindo certificação dos dados, verificação de possíveis pendências e restrições.
Além de ser um atrativo para os compradores, que têm uma melhor visão do veículo com a certificação dos dados por uma empresa especializada, o histórico veicular traz para os vendedores liquidez na venda. Os anúncios que têm este serviço são 52% mais visitados na plataforma e vendem até 75% mais rápido.
Complementando a experiência, os usuários passaram a contar com o perfil verificado, que averigua e valida os perfis dos usuários. A verificação é rápida e simples e, em poucas etapas, o processo é concluído. Ao clicar na verificação, o usuário deve enviar uma imagem digital de um documento de identidade com foto e fazer uma “selfie”. Após a implementação da solução, 50% dos usuários relataram se sentirem mais confiantes em negociar com pessoas que têm seus perfis verificados.
Por isso, a educação digital é uma peça fundamental que, aliada à tecnologia, torna o mercado mais seguro para todos. Soluções de tecnologia e educação são os pilares para acelerar a digitalização com mais comodidade para todos.
*Flávio Passos é Vice-presidente de Autos e Comercial da OLX. Tem mais de 20 anos de carreira e ampla experiência no mundo digital e na indústria automotiva. Possui graduação em Engenharia Civil pela UFMG e é pós-graduado em Finanças pelo Ibmec.