Por Amadeu Oliveira
O ano de 2019 está sendo um divisor de águas para as locadoras de veículos do Mato Grosso. Desde janeiro o setor conquistou o direito de redução da alíquota do IPVA no estado, que era em média de 3% e passou a 1%. Com isso, a atividade já ganhou um impulso e deve voltar a crescer no médio prazo.
Segundo o diretor regional da ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, Amadeu Oliveira, um dos primeiros reflexos da redução na cobrança do imposto é o estímulo para a renovação da frota das empresas. "A média de idade recomendável para os veículos de locadoras é em torno de 12 meses, mas diante da crise as empresas do Mato Grosso retardaram a compra de novos ativos", esclarece Amadeu. “Mas as mudanças no IPVA no âmbito local e as reformas estruturais que estão sendo realizadas em Brasília animaram o setor”, acrescenta ele.
Hoje, em nível nacional, as locadoras são as maiores clientes das montadoras, com participação de compra de 19,04% do total de veículos vendidos no país. No Mato Grosso, as empresas do setor dedicam-se principalmente à terceirização de frotas e ao turismo corporativo.
De acordo com o diretor da ABLA, o novo cenário estadual tem atraído empresas para a associação, com o objetivo de se qualificar para disputar espaço no mercado. "Por meio da UNIABLA, nossa universidade corporativa, estamos realizando cerca de três cursos de capacitação por ano em Cuiabá", conclui Amadeu.