Termina hoje (23.11) a programação da 17ª edição do Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo. No primeiro dia, houve a divulgação de números atualizados do setor de locação de veículos no Brasil, apresentações e debates sobre novas modalidades de aluguel de carros e a cada vez maior da cultura do compartilhamento.
O presidente do Conselho Nacional da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, destacou a lotação do auditório e a presença acima das expectativas como oportunidade para empresárias, empresários e profissionais de locadoras sentirem a gama de benefícios que o associativismo pode gerar.
O evento também contou com a palestra do analista Ricardo Sennes, da TV Cultura, que traçou perspectivas para 2023, inclusive abordando o resultado das últimas eleições e seu impacto no cenário econômico.
Entre os painéis, destaque para os que discutiram o mercado de veículos novos (com dirigentes da GM, Stellantis e Volkswagen) e seminovos, que trouxe o presidente da FENAUTO, Enilson Sales, entre os debatedores.
O relacionamento e parcerias das locadoras com as montadoras também está sendo tema recorrente, em conversas entre consultores do mercado automotivo e representantes das locadoras associadas da ABLA.
O Fórum das Locadoras teve sequência com informações sobre tecnologia aplicada ao negócio de locação, inclusive no painel internacional, que trouxe os especialistas Moidu Chandanam e Javokhir Vapaev, da Fleetroot, para falar sobre experiências desenvolvidas em mercados estrangeiros.
Houve ainda grande movimento na área de negócios, com estandes de 30 parceiros e da própria ABLA. Neste ano, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis comemora 45 anos e se preparou para entregar o maior evento do setor de aluguel de carros na América Latina, no qual as empresas de locação puderam saber mais sobre a associação e como ela pode ajudar as locadoras.