30/08/2021

Pequenas e médias locadoras no foco do associativismo


E agora, o que eu faço? Essa é a pergunta que tem potencial para tirar o sono de 10 entre 10 empresários, desde que a pandemia de Covid-19 eclodiu no Brasil, ainda no primeiro trimestre de 2020. Individualmente, de lá para cá, pouco poderia ser feito. A melhor saída apontava para a união de forças e, assim, o papel das associações, sindicatos e federações setoriais ganhou em importância.

Não à toa, durante os momentos de maior turbulência causados pela crise sanitária, a ABLA também passou a atuar com ainda mais ênfase na defesa dos direitos do setor. Logo no início da pandemia, a ABLA questionou, no âmbito jurídico, determinados decretos estaduais e municipais que tentavam suspender o funcionamento de locadoras e o aluguel de veículos acabou sendo reconhecido como atividade essencial.

Na prática, de fato o impacto do distanciamento social exigiu soluções em sintonia com a realidade e com as novas necessidades das empresas associadas. A partir das parcerias comerciais, por exemplo, a ABLA garantiu preços, descontos e prazos competitivos para que as locadoras pudessem acessar produtos e serviços essenciais para a continuidade das suas operações em meio à crise.

Resultado: a associação está mais ativa do que nunca. “O associativismo significa estar junto para termos mais força e estimular cada vez mais o crescimento da locação de veículos”, resume Francine Evelyn, gerente administrativa da ABLA.

Exemplo disso será a 16ª edição do Fórum Internacional do Setor de Locação (www.forumdaslocadoras.com.br). Diante das restrições que ainda envolvem evitar aglomerações, a ABLA fará o evento online, debatendo os grandes temas relacionados à sobrevivência das locadoras junto aos empresários do setor e dos principais fornecedores de produtos e serviços da atividade.  

Pequenas e médias locadoras no foco do associativismo