20/10/2021

Primeiro dia do Fórum das Locadoras tratou de novos mercados


Foi dada a largada! Começou nesta terça-feira, dia 19 de outubro, a décima sexta edição do Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, que teve seu primeiro dia marcado por debates e apresentações com foco em novos mercados para o aluguel de carros no Brasil e no mundo. Paulo Miguel Junior (foto), presidente da ABLA, foi o moderador das atividades realizadas.

O painel de abertura tratou dos aprendizados da pandemia e das projeções para atividade de locação de carros. Dos Estados Unidos, Chris Brown, editor executivo da Bobit Business Media, participou por meio de uma apresentação gravada, mostrando como a falta de veículos novos está impactando as empresas de aluguel de carros na América do Norte.

Joaquim Robalo, Secretário-Geral da Associação Portuguesa das Locadoras, trouxe o panorama da atividade em Portugal e na Europa, onde estão ocorrendo pressões sobre as tarifas do aluguel de carros, na medida em que os preços dos veículos 0 km também subiram em função da queda de produção provocada pela pandemia.

Sobre o mercado brasileiro, o vice-presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, acrescentou a importância das pequenas, médias e grandes locadoras para o desenvolvimento sadio do setor. O representante das locadoras brasileiras ainda salientou, entre outros aspectos, a importância de as empresas tomarem parte das entidades setoriais, no sentido de somar forças principalmente em períodos de crise.

Na sequência, a participação do Bradesco Financiamentos, com o diretor comercial Agnaldo Prado colocando a instituição mais próxima das empresas de locação. E, também, com a análise apresentada pela economista da área de Pesquisas Econômicas, Priscila Pacheco Trigo, que tratou das projeções econômicas para 2022, incluindo crescimento do PIB, inflação, juros e taxa de câmbio.

O segundo painel do dia discutiu mudanças de comportamentos dos clientes em relação ao uso dos veículos. Coube a Ricardo Bacellar e Camilo Adas, respectivamente Conselheiro e Presidente da SAE Brasil, apresentarem os principais resultados da Pesquisa Mobilidade 2021. Foram mostradas informações que a KPMG e AUTODATA obtiveram, incluindo diversos temas da mobilidade, entre eles o compartilhamento, as vendas diretas e o equilíbrio da relação montadoras-locadoras-concessionárias.

João Marcelo Barros, um dos fundadores da Wings, entrou logo na sequência e mostrou como a transformação de carros em verdadeiras plataformas digitais, para diversos tipos de negócios, serve para alavancar lucros das locadoras.  

Antes do início do último painel, mais duas apresentações institucionais ganharam destaque no evento. A primeira foi da corretora SEGPLUS, que tem histórico e experiência no atendimento das necessidades específicas de locadoras de automóveis; e a segunda, da INFOSISTEMAS, divulgando soluções tecnológicas para agilizar e proporcionar segurança na gestão e na administração das empresas do setor de locação.

Diante de uma grande expectativa do setor, foi ao ar o painel sobre os novos entrantes e o mercado de mobilidade. Ou seja, empresas de outros segmentos que também começaram a alugar veículos. São concorrentes das locadoras? Ou ajudam a gerar mais gente interessada em pagar somente pelo uso e não mais pela propriedade?

Nesse painel, as estratégias, visões, tecnologias e cenários foram debatidas por André Ricardo, CEO da Solution4Fleet; Hélio Murssa Júnior, Diretor de Operações Kinto; e o Fernando Saddi, CEO da Easy Carros. André Ricardo também entrou na questão sobre como otimizar recursos, reduzir custos e manter a qualidade operacional, com participação do Glauber Cintra, head comercial e de projetos da Solution4Fleet.

No momento ABLA, o coordenador da ABLA Negócios, Bruno Araújo, foi convidado a tomar parte do evento e adiantou as novas tecnologias disponibilizadas pela entidade para as locadoras associadas, inclusive o aplicativo para viabilizar e/ou aperfeiçoar o check-list na saída e no retorno dos veículos alugados. Araújo também adiantou novidades sobre capacitação profissional nas locadoras, via UNIABLA.

O primeiro dia terminou em alta. Foi feita uma apresentação completa da rede Sekurit Partner, com produtos e serviços relacionados aos vidros automotivos. Emerson Santos, gerente nacional da empresa, incluiu a importância da experiência do consumidor para o sucesso do negócio e os compromissos do grupo Saint-Gobain, cuja parceria com o setor de locação de veículos tem crescido exponencialmente.

O XVI Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos segue hoje, dia 20 de outubro, a partir das 15h30 e tem o encerramento previsto para quinta-feira, dia 21.

Primeiro dia do Fórum das Locadoras tratou de novos mercados